fashion rio 2013
Fashion Rio Inverno 2013
MODA / Uncategorized | November 12, 2012

Na passada sexta-feira, chegou ao fim a 22ª edição do Fashion Rio, que aconteceu no Píer Mauá entre os dias 7 e 9 de novembro. No encerramento, apresentaram suas coleções de inverno 2013 as grifes R.Groove, Nica Kessler, Andrea Marques, Patachou, Coca-Cola Clothing e Ausländer, que apostaram, principalmente, no clima jovem e descontraído, com peças coloridas, tecidos leves e pele à mostra.

Esta edição marca um ajuste no Calendário Oficial da Moda Brasileira que, a partir desta temporada, passa a apresentar as coleções de inverno entre outubro e novembro e as de verão entre março e abril.

fashion - rio - 2013

O último dia de desfiles do Fashion Rio começou com a apresentação de R.Groove, com sala lotada e a presença de Cacau Protásio. A grife levou para a passarela homens com cabelos molhados, com trajes sérios, jovens e descontraídos ao mesmo tempo. As cores sóbrias foram combinadas com tons de vermelho e azul bebê. A aposta da marca foi a vida fora das metrópoles, com composições perfeitas para o homem que sai do escritório para uma “trip” com amigos.

O desfile da Nica Kessler foi o segundo a acontecer no último dia de Fashion Rio. A grife apresentou vestidos, macacões e conjuntinhos de calça comprida e mangas longas, confeccionados em tecidos leves e fluidos, com destaque para a seda. Nas estampas, flores e pássaros, que casaram com a cartela de cores em tons claros. Os decotes foram excluídos, mas a sensualidade apareceu nas fendas. Nos pés, sapatos cap toe, com amarração no tornozelo, brilho na biqueira e em preto e branco.

O desfile de Andrea Marques aconteceu com a sala lotada e a passarela, pela primeira vez, sem o tradicional linóleo preto no chão. As modelos desfilaram sobre o concreto uma apresentação discreta, com inspiração nos desenhos da arte da decoração do Oriente. As peças ”básicas” no quesito detalhes dividiram cena com as peças de tamanhos grandes, com destaque para os tops e casacos. Na cartela de cores, verde, rosa, branco, preto e vermelho – com suas variações. Nos pés, sapatos que lembraram o do Valentino, de bico fino e tiras até o tornozelo.

A Patachou iniciou a apresentação com 40 minutos de atraso, mas para uma sala lotada. A grife usou como inspiração as montanhas de Minas Gerais e, por isso, abusou dos contornos nas roupas. A luz, o nascer do dia fresquinho das montanhas, a neblina e o asfalto ditaram a cartela de cores do desfile, com destaque para o cinza, off-white, grafite e prateado. Saia lápis, babado e transparência deram forma à delicadeza das peças. A cintura apareceu marcada com um cinto fininho. Nos pés, sandálias altíssimas e sem plataforma.

A Coca-Cola Clothing manteve sua característica principal no Fashion Rio: o clima jovem, a cor e o ritmo acelerado. Os shortinhos e os casacos de shape solto foram as principais apostas para o inverno 2013, mas também apareceram vestidos ajustados ao corpo, em comprimentos curtíssimos. Para os homens, destaque para leggins coloridas e conjuntinhos que lembram pijamas. Nos pés, tênis de sola grossa e sapatos fechados, com plataforma. A jogadora Marta, que emprestou sua voz para a trilha sonora – e cantou em inglês, prestigiou o desfile.

A Ausländer encerrou o Fashion Rio Inverno 2013. A grife fez a mistura perfeita do sombrio, com retro-futurista, ar jovem, sexy e elegante, com looks que mostraram o lado belo do sombrio. Para as mulheres, peças coladas ao corpo, como calças de veludo ou de couro combinadas com blusas cropped – camisetas estampadas com rostos meio caveira, meio humano. O tricô de trama foi aposta para os homens. Nas cores, destaque para tons escuros, como vinho, preto, verde, cinza e grafite.

A mudança atende a uma demanda direta do mercado. Com o novo calendário de lançamentos, marcas e confecções terão um intervalo maior entre produção e entrega das coleções aos compradores.