os melhores arquitetos brasileiros
Top 5 arquitetos brasileiros
ARQUITETURA | February 20, 2013

os melhores arquitetos brasileiros

Nada melhor que começar o ano embriagado de novas ideias. Nessa vibração, hoje apresento-vos a minha seleção dos melhores arquitetos brasileiros. E nos próximis dias irei apresentar trabalhos de cada um. Um mix de gêneros ecléticos, sem medo de ousar, cada um à sua maneira. Preciosidades do design de interiores e da arquitetura brasileira que vale a pena conhecer. Confira  a minha primeira seleção de top 5 dos melhores arquitetos brasileiros.

1. David Bastos

David-Bastos

“Os espaços foram feitos para ser usados e não para mostrar para as visitas”, acredita o arquiteto, que tem o conforto, a informalidade e o respeito às características do espaço como máximas. Misturando o novo e o antigo, e apostando no efeito de alguns materiais, ele diz que “todo trabalho tem leitura própria e rende bons resultados, desde que desenvolvido da maneira certa”: Assim David Bastos foi apurando seu estilo e deixando sua marca na paisagem de Salvador. Com elegância e sutileza.

2. Sig Bergamin

sig bergamin

Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, Sig Bergamin se caracteriza como um profissional que não se prende a um estilo e, por isso mesmo, tem feito sua marca ao longo destes vinte e cinco anos de carreira, com o que ele mesmo chama de estilo somatório de ecletismo, diversidades étnicas, humor e versatilidade. Estas são suas ferramentas de trabalho na hora de criar novos ambientes.Nos projetos residenciais, ele busca, antes de tudo, o sentido de atmosfera com conforto, num clima de habitabilidade, procurando sempre viajar no roteiro dos sonhos que o cliente expressa, trabalhando para que a fantasia tome corpo numa casa bem montada. Nas mostras (Casa Cor, Showhouses, Vitrines) ele deixa a imaginação correr solta e tem demonstrado uma certa ousadia no uso de cores e misturas de materiais e elementos. Com dois escritórios montados, um em São Paulo e outro em Nova York, Sig Bergamin tem provado que o tempo na profissão lhe confere não apenas experiência, mas também muita rapidez no discernimento de novas tendências e rumos interativos com os momentos sociais.

3. André Piva

andre piva

André Piva cursou Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e abriu o escritório André Piva Arquitetura em 1995. Nos primeiros cinco anos, se especializou em projetos comerciais, como escritórios, lojas e restaurantes. A partir de 2000, após construir sua própria casa, que destaque na imprensa brasileira e internacional, o arquiteto partiu para projetos residenciais. Hoje, o escritório conta com uma equipe de 15 pessoas e está dividido entre arquitetura comercial, residencial e interiores. Com influências de arquitetos e movimentos modernos, como a Bahaus de Stijl, Mies Van de Roher, Alvar Aalto e Warchavchik, André Piva busca uma arquitetura artesanal, de pequeno porte, o que permite um trabalho mais autoral. Já participou de mostras como Casa Cor Rio, Mostra Artefacto e Mostra Deca.

4. Isay Weinfeld

Isay Winfield

Isay Weinfeld se formou no Instituto Presbiteriano Mackenzie de Arquitetura em São Paulo em 1975. Entre os vários projetos desenvolvidos ao longo de mais de 35 anos, há casas, prédios residenciais e de escritórios, bancos, agências de publicidade, hotéis, lojas, restaurantes, etc .., no Brasil e no exterior. Premiado várias vezes pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), ele também recebeu o Grand Prix na Bienal Internacional de Arquitetura VI de São Paulo para Amauri Praça do projeto, em 2005. Em 2009, seus projetos para o Edifício 360 º ganhou o MIPIM Architectural Projetos futura revisão Prêmios na categoria Residencial, e também foi escolhido vencedor geral da competição. Seus projetos para a loja Havaianas em São Paulo ganhou na categoria Compras no World Architecture Festival, realizada em Barcelona, no mesmo ano.

5. Ruy Ohtake

Ruy Ohtake

Ruy Ohtake é um arquiteto e designer de móveis brasileiro. É responsável por mais de trezentas obras realizadas no Brasil e no exterior. É responsável por mais de trezentas obras realizadas no Brasil e no exterior.